Nova Vida, Nova Esperança

Rádio Online

  " Ainda que ande pelo vale da sombra da morte,

     não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo..."

                                                                                                    
                                                     Salmos 23.4 


Você está Aqui:Início seta Congresso Financeiro seta Congresso financeiro seta 1ª Coluna Parceria com Deus
  •  
  •  
  •  
  •  
  • default color
  • green color
  • blue color
1ª Coluna Parceria com Deus PDF Imprimir e-mail
Escrito por Gonçalo Câmara   
15-Set-2008
ReadSpeaker webReader

1ª Coluna   Parceria com Deus

“A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas.”
Pv 9.1

Este versículo relata que a Sabedoria resolveu construir a sua casa, porém, esta deveria estar segura e posta em cima de sete colunas, não seis, nem oito, mas sobre sete, pois este número, na Bíblia, representa a perfeição e a Sabedoria é perfeita.

 Por isso, a Sabedoria começou por construir a sua casa pela base, pois as colunas são indispensáveis em qualquer construção. E a primeira coluna lavrada pela Sabedoria foi ser gerada por Deus.

O SENHOR me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci” Pv 8. 22-25.

Embora pareçam ter significados semelhantes, Sabedoria e conhecimento são diferentes. O conhecimento alcança-se através dos livros, nas escolas, nas faculdades e pelas experiências da vida. A Sabedoria, porém, é um dom de Deus que somente Ele pode conceder. É possível alguém adquirir um arsenal de conhecimento e, contudo, não ser sábio. Já um homem do campo, por exemplo, que talvez não tenha passado por uma escola ou faculdade, demonstra, muitas vezes, sabedoria e entendimento através da sua maneira simples.

A Sabedoria faz os homens de grande conhecimento serem bem-sucedidos e eficazes na hora da crise e das dificuldades, onde se ??estampa?? trazendo soluções surpreendentes.

A Sabedoria e Deus foram parceiros na construção do Mundo: “então, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo; regozijando-me no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.” Pv 8.30-31. Aliás, a maior revelação de Deus para o ser humano é que Ele deseja ser nosso parceiro. Pois, a única maneira de ter uma vida próspera, de ter o melhor desta terra e ser bem-sucedido começa, justamente, em fazer uma parceria com Deus, sendo esta a primeira coluna lavrada pelos sábios.

A vida é uma verdadeira maratona e o seu alvo é a Sabedoria, e na vida há diferentes etapas que representam diversos obstáculos e novos desafios. É mais do que necessário ter sabedoria para gerar novas ideias e tomar decisões acertadas, até porque se observarmos o mineiro, vemos que este para conseguir pedras preciosas, ouro e prata, é preciso muito suor e lágrimas, e até mesmo sangue. Pois, o verdadeiro tesouro não está exposto e não é tão fácil de conseguir. Ele está escondido, à espera de ser descoberto por quem recebeu a sabedoria do Alto, isto é, dos parceiros de Deus, tal como Salomão e tantos outros homens sábios.

A pergunta que se coloca é a seguinte: “Como posso fazer uma parceria com Deus?”.

Consideremos, então, o seguinte versículo: “Este era, outrora, o costume em Israel, quanto a resgates e permutas: o que queria confirmar qualquer negócio tirava o calçado e o dava ao seu parceiro; assim se confirmava negócio em Israel” Rute 4.7.

Tirar as sandálias e dá-las ao parceiro era um sinal de confiança, dependência e entrega total, pois estas eram e são a base do corpo, por exemplo, um soldado jamais poderia lutar descalço.

Como sabemos, naquela época eram feitas longas caminhadas, pois os meios de transporte eram escassos e os percursos tortuosos, cheios de pedras e com muitos declives.

Pelo que podemos deduzir que entregar o calçado e ficar descalço era um acto de extremo sacrifício, isto quer dizer que para se fazer uma parceria com Deus é necessário estar disposto a entregar-se de corpo, alma e espírito, e fazer da Palavra de Deus o “seu calçado”, isto é, a base da sua vida.

Ao ficar na dependência do Criador, a pessoa vai-se destacar, porque deu ouvidos à Voz de Deus. E, certamente, alcançará a realização dos seus sonhos e objectivos, pois uma parceria tem essa finalidade, que ambos cresçam, mas exige confiança irrestrita, de parte a parte. Exige também sacrifício, ou seja, cada um tem de fazer a sua parte, senão nada irá acontecer.

“pois, separado deste, quem pode comer ou quem pode alegrar-se? Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe,
a fim de dar àquele que agrada a Deus. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.”

Ec 2.25-26

 




Partilhe este artigo:
Digg!Del.icio.us!Google!Live!Facebook!Technorati!StumbleUpon!Yahoo!Squidoo!
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Sobre o NovaVidaNova.com

Neste site pretendo que você venha a encontrar uma voz amiga. Onde possa ganhar força e esperança nas suas lutas do dia-a-dia.

Sempre que precisar pode-me contactar, estarei ao seus dispor.

Pastor Gonçalo.