Nova Vida, Nova Esperança

Rádio Online

  " Ainda que ande pelo vale da sombra da morte,

     não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo..."

                                                                                                    
                                                     Salmos 23.4 


Você está Aqui:Início seta Medicina Alternativa seta medicina seta Constipações: Como combater e evitar
  •  
  •  
  •  
  •  
  • default color
  • green color
  • blue color
Constipações: Como combater e evitar PDF Imprimir e-mail
Escrito por Gonçalo Câmara   
21-Out-2008
ReadSpeaker webReader

Atchim..........

Como se apanha uma constipação

As constipações e as gripes são provocadas por infecções virais e são extremamente contagiosas. Tossir ou espirrar num espaço fechado são os meios mais fáceis de propagar uma infecção, pois o muco no nariz e na garganta do doente está cheio de vírus. Estes vírus podem sobreviver horas em objectos como maçanetas de portas e telefones, assim sendo se estiver em contacto com uma pessoa constipada lave as mãos com frequência.

O stress o cansaço, as doenças crónicas e a Depressão, ao diminuírem a resistência, aumentam a susceptibilidade à infecção. Ficar molhado ou estar numa corrente de ar podem causar um arrefecimento do corpo mas nunca uma constipação.

 Evite uma constipação

A alimentação pode ser uma das melhores defesas contra as constipações. Uma dieta equilibrada, que inclua muita fruta e legumes frescos fortalece o sistemas imunitário e protege-nos das constipações. Coma bastante alho (o alho é um antiviral e anti-bacteriano por excelência) e tenha uma dieta equilibrada. Tenha atenção se estiver em contacto com pessoas constipadas e cuidado com a falta de descanso.

 Como combater uma constipação

Não existe um tratamento eficaz para o mal-estar da constipação, e o antigo ditado segundo o qual “a constipação dura 30 dias se for tratada e 31 se não for” pode ainda ser verdadeiro. No entanto aqui ficam alguns conselhos e remédios naturais para a constipação.

Líquidos

Deve beber muitos líquidos, pelo menos seis a oito copos por dia, com o fim de evitar uma desidratação e tornar o muco mais fluido.

Beba muita água e chá de limão com uma colher de chá de mel. O sumo de limão é rico em vitamina C e o mel ajuda a suavizar a garganta.

O chá de limão com o mel e ainda um “cheirinho” de whisky pode não estar comprovado cientificamente mas é reconfortante, acalma e ajuda a dormir.

Pode ainda beber chá de limão e cebola com mel. A cebola, assim como o alho, contêm bioflavonóides, substâncias conhecidas por fortalecer o sistema imunitário.

Nariz entupido

Se tem o nariz entupido, faça inalações de vapor. Encha uma bacia de água quente até meio, cubra a cabeça com uma toalha e inspire o vapor.

Deite na água gotas de óleo de eucalipto para ajudar a descongestionar.

Pode ainda usar óleos de aromaterapia para desobstruir as vias nasais.

Esfregue o peito com uma mistura de cinco gotas de óleo de eucalipto com óleo de grainha de uva ou gérmen de trigo.

Descanso

O descanso é fundamental para se recuperar, deixe o corpo descansar e recuperar. Ao insistir em continuar a fazer a sua vida normal, anula o esforço do organismo para combater a constipação e propagará a infecção a outras pessoas.

O repouso no inicio da constipação ajuda a encurtar a duração da doença.

Quando se sentir bem, dê um pequeno passeio a pé e apanhe ar fresco.

Consulte um médico

As complicações derivadas da constipação são raras, no entanto se apresentar algum dos seguintes sintomas consulte o seu médico:

·   Tosse que se torna dolorosa

·  

·   Dores faciais

·   Dores nos ouvidos

·   Problemas de deglutição

·   Dificuldades na respiração

·   Vestígios de sangue na expectoração

·   Febre alta durante mais de 48 horas

 

 




Partilhe este artigo:
Digg!Del.icio.us!Google!Live!Facebook!Technorati!StumbleUpon!Yahoo!Squidoo!
 
< Artigo anterior

Sobre o NovaVidaNova.com

Neste site pretendo que você venha a encontrar uma voz amiga. Onde possa ganhar força e esperança nas suas lutas do dia-a-dia.

Sempre que precisar pode-me contactar, estarei ao seus dispor.

Pastor Gonçalo.