Nova Vida, Nova Esperança

Rádio Online

“ O impossível  está a um passo da nossa superação

a  partir do momento em que nos superamos, algo

de impossível se realiza.”


Você está Aqui:Início seta Notícias seta Internacional seta Os Muros Polémicos ( América e México)
  •  
  •  
  •  
  •  
  • default color
  • green color
  • blue color
Os Muros Polémicos ( América e México) PDF Imprimir e-mail
Escrito por Gonçalo Câmara   
19-Abr-2009
ReadSpeaker webReader

O Muro entre América e México

No México, Hillary diz que muro não é solução

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou que o muro de quase mil quilômetros que os Estados Unidos construíram na fronteira com o México "não resolve o problema" do fluxo ilegal de pessoas, drogas e armas entre os dois países. No entanto, a chefe da diplomacia americana, que encerrou ontem uma visita de dois dias ao México, disse à imprensa mexicana que "em algumas partes da fronteira, que são muito isoladas, pode ser que (o muro) proporcione alguma ajuda".

Os Estados Unidos já construíram 965 quilômetros de muro, mas ainda restam 112 quilômetros a serem erguidos. A maior parte da obra, cuja execução despertou fortes críticas de países latino-americanos, foi realizada durante a gestão do então presidente George W. Bush, entre janeiro de 2001 e janeiro de 2009.

- Vamos nos concentrar no muro: onde se construiu, como se construiu e vamos tratar de formular soluções melhores do que as que foram apresentadas até agora - disse ela, durante a visita em que reconheceu que os Estados Unidos têm responsabilidade pela onda de criminalidade que, só neste ano, já deixou cerca de mil mortos no México, além de afetar também cidades americanas próximas à fronteira.

Muro na fronteira 

Os defensores da construção de um muro na fronteira com os Estados Unidos argumentam que as atuais barreiras entre o país e o México são vulneráveis e permitem a passagem não apenas de imigrantes ilegais, mas também de drogas e contrabando. 

Em 17 anos de trabalho, a fotógrafa Maria Teresa Fernández expõe um pouco da vida nos dois lados da cerca que separa os países.

México e os Estados Unidos dividem uma fronteira de 3 mil quilômetros. A barreira física cobre um terço desta extensão. A cerca, na verdade, é um conjunto de barreiras independentes localizadas em regiões estratégicas, onde o entorno urbano ou o fácil acesso torna mais fácil o cruzamento da fronteira. Em muitos lugares, ela não é muito mais do que uma cerca de arame farpado ou uma barreira feita de placas de metal. Em outros, se trata de uma instalação tecnologicamente sofisticada, com uma série de muros paralelos, acessos para patrulhas motorizadas, torres com câmeras, refletores e sensores de movimento.


Radicada nos Estados Unidos, Maria Teresa fotografa o movimento na fronteira. As fotos, em exposição na Escola de Comunicação Annenberg da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, mostram como as comunidades locais lidam com a separação física.

Como a cerca muda o tempo todo, cresce, se deteriora, é reconstruída, aumentada, retirada, as fotos também se modificam e retratam a realidade ao seu redor. Maria Teresa considera a obra um organismo vivo que evolui conforme a cerca fronteiriça.

A exposição “Cerca de la Cerca” (Perto da Cerca), reúne 80 fotos tiradas desde 1991, quando a barreira começou a ser construída. A fotógrafa se concentrou no extremo oeste, onde encontra o Oceano Pacífico, separando a cidade Ti Juana do chamado “Parque de la Amistad”, nos Estados Unidos.

Crédito das imagens: Maria Teresa Fernández/Reprodução

Agradeço aos leitores e os amigos fotógrafos que dispõem estas fotos, e nos enviaram. Tornando possível esta notícia. Obrigado

Este site foi criado exactamente para servir, dar a conhecer e ajudar a todos que sofrem

Talves tenha na sua vida um muro, impedindo-o de ser feliz; no amor; na sua vida profissional; de alcançar paz interior...

 Diga Basta e  derrube esse muro. seja forte e Corajoso(a)

Pr.Gonçalo




Partilhe este artigo:
Digg!Del.icio.us!Google!Live!Facebook!Technorati!StumbleUpon!Yahoo!Squidoo!
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Sobre o NovaVidaNova.com

Neste site pretendo que você venha a encontrar uma voz amiga. Onde possa ganhar força e esperança nas suas lutas do dia-a-dia.

Sempre que precisar pode-me contactar, estarei ao seus dispor.

Pastor Gonçalo.